terça-feira, 6 de janeiro de 2015

José Alfredo foi deixado em casa amarrado, sem abrigo, doente e sem alimento (ADOTADO)

Mais um caso revoltante de descaso com a vida animal na cidade de Jequié. José Alfredo, um cão mestiço de Labrador, foi deixado pelos seus tutores em casa desde o Natal, amarrado a uma grade da janela, sem proteção do sol e da chuva, e sem alimentação adequada.



Ontem recebemos a denúncia feita por uma vizinha da tutora deste cão e, após muito esforço, conseguimos resgatá-lo da situação de maus-tratos em que se encontrava. Não sabemos ainda se a família que o criava viajou de férias ou se mudou, mas os vizinhos informaram que desde o Natal ele estava nesta situação, amarrado na garagem da casa, sem poder se abrigar do sol e da chuva, e recebendo pouca ou nenhuma comida por dia. 

Sem ter onde se abrigar, José Alfredo se escondia atrás do balde branco


Vista do telhado mostrando que havia pouca formação de sombra por dia e praticamente nenhuma proteção contra a chuva



Informaram que uma pessoa vai lá às vezes, limpa a garagem, xinga o cão e coloca alguma água e ração. O problema é que sem abrigo, o animal, o alimento e a água sofrem com a ação do tempo. Encontramos ração mofada e cheia de pelos e moscas, água com muita sujeira e proliferação de algas e muito limo.









 
Havia poucas fezes na garagem, mas encontramos muitas no passeio, encostadas no mato que cresce no meio-fio, indicando que a pessoa varre o que está na garagem e deposita tudo ali. Já virou terreno fértil para insetos diversos, inclusive pode ser um foco de mosquito palha, que transmite o Calazar a cães e seres humanos.


Muitas fezes do cão encostadas no meio-fio. Riscos para a saúde de outros animais e dos seres humanos.




Além do sofrimento de não ter água e comida frescas, de mal poder se mover e ser obrigado a ficar exposto ao tempo, José Alfredo ainda tem sofrido com um tumor venéreo, que sangra muito e o incomoda demais. Ele mal pode encostar uma perna na outra quando se deita por conta do tumor. Esse tumor tem tratamento, mas nada foi feito pelos tutores, deixando o cão sofrer com algo tão fácil de resolver. Além disso, é uma doença transmissível a outros cães.





Hoje conseguimos resgatar José Alfredo. Já tínhamos buscado e conseguido amparo legal para entrar na garagem da casa (que estava com o portão somente no trinco, sem cadeado), mas buscamos um apoio da PM para efetuar garantir a segurança de todos. Porém, mesmo tentando de várias maneiras, os policiais não foram autorizados a nos apoiar. Sabemos que a lei nos ampara nesse sentido e que um resgate como esse sempre envolve riscos, mas a PM de Jequié não está autorizada a atuar nesses casos. Todos nos diziam ainda que era melhor fazermos um pedido ao ministério público de um mandado para adentrar à casa e pegar o cão, mas essa não era uma alternativa. Para sair um mandado demora muito e o tempo é crucial em casos como esse. Não podíamos também correr o risco dos tutores sumirem com o cão, como já aconteceu em outro caso em que atuamos. Essa não era uma alternativa! Precisávamos salvar José Alfredo e a lei nos dá o direito de primeiro resguardar a vida e depois buscar os meios legais de punir os culpados pelo ato criminoso. Mas os policiais nada puderam fazer diante de tal proibição de instâncias superiores.

Então, fomos com a cara e a coragem e resgatamos o cão. O levamos à clínica Late & Mia, da Dra. Roberta Macedo. Foi feito o exame e emitido um atestado das condições do cão. Foi constatado o tumor venéreo e o peso abaixo do adequado para seu porte. Mas a veterinária também constatou que José Alfredo está com os testículos queimados e inflamados. Isso se deve ao fato dele ter se deitado no chão muito quente durante esses dias em que tivemos temperaturas em torno dos 45ºC.









Ele tem dificuldade em apoiar uma perna na outra por conta do incômodo que o tumor provoca



Constatados os maus-tratos, levamos José Alfredo para a casa de uma amiga nossa (preferimos não identificá-la por questões de segurança) e fomos até a delegacia fazer a denúncia de maus-tratos, informando que tivemos que entrar na garagem da casa para o resgate do animal. A partir daí seguiremos com a denúncia contra os tutores de José Alfredo e esperamos que a justiça seja feita!

Nossa maior recompensa neste final de dia é saber que agora ele está em segurança, sem corda no pescoço, abrigado e com comida e água frescos e de qualidade. Agradecemos a todos que nos ajudaram direta ou indiretamente nesse caso. Inclusive aos policiais que se comoveram com a situação, queriam muito nos ajudar, mas nada puderam fazer.

Agradecemos também ao advogado Joaquim Neto, voluntário do Grupo SOLAR, pelas instruções. Um agradecimento especial à advogada e ativista da causa animal vereadora Ana Rita Tavares, de Salvador, que se dispôs a nos ajudar no que for preciso e nos orientou em todos os momentos desse resgate.

Abaixo um vídeo com o resgate: