Perguntas frequentes

ATENÇÃO: Antes de entrar em contato conosco veja se sua questão já foi respondida abaixo.

Como nossa ONG ainda não está funcionando 100%, muitas perguntas ficam no ar. Para ajudar a elucidar algumas questões, aí vão respostas para as perguntas mais frequentes:

1. A ONG já está devidamente registrada?
Sim. Já temos todos os registros necessários ao funcionamento. Porém, ainda não podemos receber recursos governamentais. Para o pagamento de nossas despesas, continuamos dependendo de doações. Para fazer uma doação para o Grupo SOLAR, clique na aba superior FAÇA UMA DOAÇÃO. Também fazemos eventos e bazares para arrecadação de recursos.

2. Os membros do Grupo SOLAR recebem algum tipo de pagamento pelo seu trabalho?
Não recebem agora e nunca receberão. Há uma artigo no nosso estatuto que proíbe que os membros da Direção da ONG recebam qualquer remuneração, sendo um trabalho TOTALMENTE VOLUNTÁRIO. Só estarão autorizados a receber remuneração os funcionários contratados pela ONG (quando esta puder pagar por eles).

3. Se eu encontrar um animal doente, acidentado ou em outra situação de risco nas ruas, posso chamar o Grupo SOLAR para resgatar?
Como ainda não temos recursos financeiros, não temos abrigo, carro apropriado e equipamentos de resgate, nem sempre podemos ajudar. Existem situações que fogem totalmente às nossas possibilidades, e cada caso é um caso. A pessoa pode entrar em contato conosco pela fanpage no Facebook e nós iremos avaliar se podemos ajudar. Pedimos sempre a compreensão, pois não temos como atender a todos os pedidos de ajuda. Em caso de animais em estado terminal, com suspeita de Calazar, por exemplo, sugerimos que chamem o Canil Municipal: (73)3526-4576. O próprio Canil se responsabilizará em buscar o cão. Às vezes eles estão sem o carro. Nesse caso, você mesmo pode levar o cão até lá. Não fazemos transportes de cães para o canil.

4. O Grupo SOLAR trabalha com quais espécies de animais?
Trabalhamos com cães e gatos, mas, no momento, só podemos resgatar cães. O resgate de gatos às vezes se torna muito complicado, mas o grande problema mesmo é o abrigo. Não temos nenhum lugar disponível para o abrigo dos felinos, pois, para eles, é necessário um aparato mais complexo. O que temos feito desde o início é ajudar com consultas veterinárias, alimento, medicamentos e outros. Quem encontrar um gato em situação de risco, deve abrigá-lo (ou conseguir um abrigo) e nós damos o suporte. Depois de recuperado, o gato é colocado para adoção no nosso blog.

5. Se eu presenciar uma situação de maus-tratos, posso entrar em contato com o Grupo SOLAR para denunciar?
Nada impede que uma pessoa nos procure para denunciar casos de maus-tratos, até porque é importante que conheçamos a realidade da cidade. Mas quem tem poderes para receber denúncias e buscar a punição dos culpados é a polícia e a justiça. Portanto, é importante que você ligue para o 190 e/ou preste uma queixa na Polícia Civil. Você pode procurar também o Inema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Clique aqui para saber como denunciar. A ONG pretende atuar em casos de denúncias, ajudando a cobrar o cumprimento das leis, junto às autoridades competentes, mais ainda não estamos atuando firmemente nessa área.

6. Como a ONG consegue arcar com as despesas dos animais?
Atualmente dependemos de doações. Mas algumas despesas não são cobertas pelas doações e os diretores acabam tirando do próprio bolso. Caso as pessoas queiram nos ajudar com alguma doação, podem se informar como fazê-lo clicando na aba superior do blog intitulada FAÇA UMA DOAÇÃO.

7. Como entrar em contato com o Grupo SOLAR?
Através de mensagem enviada pela fanpage da ONG no Facebook. 

8. Como procedo para colocar um cão ou gato para adoção no blog do Grupo SOLAR?
Envie sua mensagem pela fanpage do Facebook com o nome do animal, boas fotos e informações como: idade, sexo, porte (pequeno, médio ou grande), endereço, seus contatos, motivos pelos quais está colocando o animal para adoção e quaisquer outras informações que possam interessar aos futuros tutores. Dê a maior quantidade de informações possível e informações claras. E é muito importante que você mantenha contato com o Grupo informando quando o animal for adotado. Só colocamos no site animais da cidade de Jequié.

9. Meu animal desapareceu. O Grupo SOLAR pode me ajudar a encontrá-lo?
Podemos sim, anunciando no nosso blog e na nossa fanpage do Facebook. É só entrar em contato enviando uma foto (ou várias) do animal, nome, local da cidade onde ele desapareceu, seus contatos e outras características que julgar importantes para a identificação do animal. Caso você encontre um animal perdido pelas ruas, pode proceder da mesma forma e nós ajudamos a encontrar o tutor.

10. Me interessei em adotar determinado animal. Como faço?
Cada animal anunciado tem sua própria história contada aqui no blog. Cada postagem contém também as informações necessárias para que você entre em contato com a pessoa que está com o animal e combine a adoção. Não deixe mensagem na fanpage ou aqui no blog dizendo que quer adotar o animal, informando telefone. Nós não entramos em contato com os possíveis adotantes, a não ser em casos específicos. Nesses casos, nós pediremos o telefone.

11. Tenho menos de 18 anos. Posso adotar um animal?
Só entregamos animais a pessoas maiores de 18 anos. Para menores, precisamos da presença e autorização dos pais. Portanto, se você é menor de idade e quer adotar um cachorrinho ou um gatinho, peça a seus pais para nos procurarem. Não negociamos adoções com menores.

12. Onde fica a ONG?
Não temos nosso abrigo ainda. Nossos animais ficam em lares temporários até a adoção.

13. Qual o telefone do Grupo SOLAR?
Como não temos ainda nosso abrigo, também não temos telefone de contato. Para entrar em contato conosco reveja o item 7.

14. Meu animal está doente e queria levá-lo ao veterinário, mas acho o serviço caro. O Grupo SOLAR pode me conseguir um veterinário gratuito?
Não. O Grupo SOLAR é uma ONG que trabalha com animais de rua. Não encaminhamos animais particulares para os veterinários que nos apoiam. A veterinária responsável pela ONG é responsável pelos animais que nós resgatamos.

Qualquer outro assunto, entre em contato conosco pela fanpage no Facebook.